27º domingo do tempo comum

Primeira leitura (Gênesis 2: 18-24)

18 Então o Senhor Deus disse: Não é bom que o homem esteja só. Vou dar-lhe um ajudante. ” 19 E o Senhor Deus formado da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu e trouxe -os ao homem, para ver o que ele iria chamar, e que todos os seres vivos tinha o nome do homem Eu dei a ele 20 O homem deu nomes a todo o gado, às aves do céu e a todos os animais do campo, mas, para o homem, não encontrou ajuda adequada. 21 Então o Senhor Deus fez cair um profundo sono no homem que dormiu. E ele pegou uma das costelas, enchendo o vácuo de carne. 22 Da costela que Yahweh Deus tirou do homem, formou uma mulher e a trouxe perante o homem.23 Então exclamou: Desta vez é osso dos meus ossos e carne da minha carne. Esta mulher será chamada, por causa do homem ter sido tomado ” .24 Por esta razão o homem deixa seu pai e mãe e se junta a sua esposa, e eles se tornam uma só carne.

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Responsório (Ps 127,1-2.3.4-5.6)

– Que o Senhor nos abençoe todos os dias de nossas vidas

– Bem-aventurado aquele que teme o Senhor e segue seus caminhos. Você vai comer o fruto do seu trabalho, você será feliz, vai ser bom para você.

– Sua esposa, como uma videira fértil, no meio de sua casa; seus filhos, como brotos de oliveira, em torno de sua mesa.

Essa é a bênção do homem que teme o Senhor. Que o Senhor te abençoe de Sião, que você veja a prosperidade de Jerusalém todos os dias da sua vida.

– Que você veja os filhos de seus filhos. Paz para Israel!

Segunda leitura (Hebreus 2: 9-11)

9 E àquele que foi feito inferior aos anjos por um pouco, a Jesus, nós o vemos coroado de glória e honra por ter sofrido a morte, porque pela graça de Deus ele provou a morte para o bem de todos. 10 Era apropriado, de fato, que aquele por quem tudo é e para quem tudo é, levará muitos filhos à glória, aperfeiçoando através do sofrimento aqueles que os conduziriam à salvação. 11 Pois tanto o santificador como o santificado têm a mesma origem. É por isso que ele não tem vergonha de chamá-los de irmãos

– Palavra do Senhor.

– Graças a Deus.

Evangelho (Marcos 10: 2-16)

– O Senhor esteja com você.

– E com o seu espírito.

– Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + de acordo com São Marcos.

– Glória a você, Senhor.

2 Se acercaron unos fariseos que, para ponerle a prueba, preguntaban: «¿Puede el marido repudiar a la mujer?» 3 El les respondió: ¿Qué os prescribió Moisés?» 4 Ellos le dijeron: «Moisés permitió escribir el acta de divorcio y repudiarla.» 5 Jesús les dijo: «Teniendo en cuenta la dureza de vuestro corazón escribió para vosotros este precepto. 6 Pero desde el comienzo de la creación, El los hizo varón y hembra. 7 Por eso dejará el hombre a su padre y a su madre, 8 y los dos se harán una sola carne. De manera que ya no son dos, sino una sola carne. 9 Pues bien, lo que Dios unió, no lo separe el hombre.» 10 Y ya en casa, los discípulos le volvían a preguntar sobre esto. 11 El les dijo: «Quien repudie a su mujer y se case con otra, comete adulterio contra aquélla; 12 y si ella repudia a su marido y se casa con otro, comete adulterio.» 13 Le presentaban unos niños para que los tocara; pero los discípulos les reñían. 14 Mas Jesús, al ver esto, se enfadó y les dijo: «Dejad que los niños vengan a mí, no se lo impidáis, porque de los que son como éstos es el Reino de Dios. 15 Yo os aseguro: el que no reciba el Reino de Dios como niño, no entrará en él.» 16 Y abrazaba a los niños, y los bendecía poniendo las manos sobre ellos.

— Palabra de la Salvación.

— Gloria a Ti, Señor.