Ascensão do Senhor da Páscoa

Primeira Leitura: At 1,1-11

Leitura dos Atos dos Apóstolos 1,1-11

1 No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou,
desde o começo, 2 até ao dia em que foi levado para o céu,depois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido.
3 Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas.
Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus.
4 Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: ‘Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar:
5′ João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo, dentro de poucos dias`.’
6 Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: ‘Senhor, é agora que vais  restaurar o Reino em Israel?’
7 Jesus respondeu: ‘Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade.
8 Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra.’
9 Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles. Uma nuvem o encobriu,
de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo.
10 Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia. Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: ‘Homens da Galiléia,
por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu.’

-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Responsório (SL46)

R: Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
2 Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria!
3 Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo, o soberano que domina toda a terra.R.

6 Por entre aclamações Deus se elevou, o Senhor subiu ao toque da trombeta.
7 Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa, salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

8 Porque Deus é o grande Rei de toda a terra, ao som da harpa acompanhai os seus louvores!
9 Deus reina sobre todas as nações, está sentado no seu trono glorioso.

Segunda Leitura: Ef 1,17-23

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios 1,17-23

Irmãos: 17 O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória,
vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça verdadeiramente conhecer.
18 Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos,
19 e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente.
20 Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21 bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania ou qualquer título que se possa mencionar não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro.
22 Sim, ele pôs tudo sob os seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23 que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Anúncio do Evangelho: ( Mt 28,16-20)

O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— CONCLUSÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: 16 Os onze discípulos foram para a Galiléia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado.
17 Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram.
18 Então Jesus aproximou-se e falou: ‘Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra.
19 Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20 e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei!Eis que eu estarei convosco todos os dias, até ao fim do mundo’.

Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor!