Quarto Domingo de Pascoa

Primeira Leitura: At 2,14a.36-41

Leitura dos Atos dos Apóstolos 2,14a.36-41

No dia de Pentecostes, 14ª Pedro, de pé, no meio dos Onze apóstolos, levantou a voz e falou à multidão.
36 Que todo o povo de Israel reconheça com plena certeza: Deus constituiu Senhor e Cristo a este Jesus que vós crucificastes.’
37Quando ouviram isso, eles ficaram com o coração aflito, e perguntaram a Pedro e aos outros apóstolos: ‘Irmãos, o que devemos fazer?’
38 Pedro respondeu: ‘Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo  para o perdão dos vossos pecados. E vós recebereis o dom do Espírito Santo.
39 Pois a promessa é para vós e vossos filhos, e para todos aqueles que estão longe,
todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar para si.’
40 Com muitas outras palavras, Pedro lhes dava testemunho, e os exortava, dizendo:
‘Salvai-vos dessa gente corrompida!’
41 Os que aceitaram as palavras de Pedro receberam o batismo.
Naquele dia, mais ou menos três mil pessoas se uniram a eles.

-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Responsório (SL22)

R: O Senhor é o pastor que me conduz; para as águas repousantes me encaminha.

Ou:  Aleluia, Aleluia, Aleluia
1O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.
2Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar.
Para as águas repousantes me encaminha, 3ae restaura as minhas forças.

3b Ele me guia no caminho mais seguro, pela honra do seu nome.
4 Mesmo que eu passe pelo vale tenebroso, nenhum mal eu temerei;
estais comigo com bastão e com cajado; eles me dão a segurança!

5 Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo,
e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda.

6Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida;
e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Segunda Leitura: 1Pd 2,20b-25

Leitura da Primeira Carta de São Pedro 2,20b-25

Caríssimos: 20b Se suportais com paciência aquilo que sofreis  por ter feito o bem, isto vos torna agradáveis diante de Deus.
21 De fato, para isto fostes chamados. Também Cristo sofreu por vós deixando-vos um exemplo, a fim de que sigais os seus passos.
22 Ele não cometeu pecado algum, mentira nenhuma foi encontrada em sua boca.
23 Quando injuriado, não retribuía as injúrias; atormentado, não ameaçava; antes, colocava a sua causa nas mãos daquele que julga com justiça.
24 Sobre a cruz, carregou nossos pecados em seu próprio corpo, a fim de que, mortos para os pecados, vivamos para a justiça. Por suas feridas fostes curados.
25 Andáveis como ovelhas desgarradas, mas agora voltastes ao pastor e guarda de vossas vidas.

-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Anúncio do Evangelho: ( Jo 10,1-10)

O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus: 1’Em verdade, em verdade vos digo, quem não entra no redil das ovelhas pela porta, mas sobe por outro lugar, é ladrão e assaltante.
2 Quem entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3 A esse o porteiro abre, e as ovelhas escutam a sua voz; ele chama as ovelhas pelo nome e as conduz para fora.
4 E, depois de fazer sair todas as que são suas, caminha à sua frente, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz.
5 Mas não seguem um estranho, antes fogem dele,  porque não conhecem a voz dos estranhos.’
6 Jesus contou-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que ele queria dizer.
7 Então Jesus continuou: ‘Em verdade, em verdade vos digo, eu sou a porta das ovelhas.
8 Todos aqueles que vieram antes de mim são ladrões e assaltantes, mas as ovelhas não os escutaram.
9 Eu sou a porta. Quem entrar por mim, será salvo; entrará e sairá e encontrará pastagem.
10 O ladrão só vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância.

Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor!