Quarto Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Sf 2,3;3,12-13

Leitura da Profecia de Sofonias 2,3; 3,12-13

3 Buscai o Senhor, humildes da terra, que pondes em prática seus preceitos; praticai a justiça, procurai a humildade; talvez achareis um refúgio no dia da cólera do Senhor.

3,12 E deixarei entre vós  um punhado de homens humildes e pobres. E no nome do Senhor porá sua esperança
o resto de Israel.

13 Eles não cometerão iniquidades nem falarão mentiras; não se encontrará em sua boca
uma língua enganadora; serão apascentados e repousarão, e ninguém os molestará.
-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Responsório (SL 145)

Felizes os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.

O Senhor é fiel para sempre, 7 faz justiça aos que são oprimidos;
ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.R.

8 O Senhor abre os olhos aos cegos o Senhor faz erguer-se o caído;
o Senhor ama aquele que é justo 9a É o Senhor quem protege o estrangeiro.
9bc Ele ampara a viúva e o órfão mas confunde os caminhos dos maus.
10 O Senhor reinará para sempre!
A Sião, o teu Deus reinará para sempre e por todos os séculos!

Segunda Leitura: 1 Cor_1, 26-31

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 1, 26-31

26 Considerai vós mesmos, irmãos, como fostes chamados por Deus. Pois entre vós não há muitos sábios de sabedoria humana nem muitos poderosos nem muitos nobres.
27 Na verdade, Deus escolheu o que o mundo considera como estúpido, para assim confundir os sábios; Deus escolheu o que o mundo considera como fraco, para assim confundir o que é forte; 28 Deus escolheu o que para o mundo é sem importância e desprezado, o que não tem nenhuma serventia, para assim mostrar a inutilidade
do que é considerado importante, 29 para que ninguém possa gloriar-se diante dele.
30 É graças a ele que vós estais em Cristo Jesus, o qual se tornou para nós, da parte de Deus: sabedoria, justiça, santificação e libertação, 31 para que, como está escrito, ‘quem se gloria, glorie-se no Senhor’.
-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Anúncio do Evangelho: Mt 5,1-12a

O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo: 1 Vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se,
2 e Jesus começou a ensiná-los:  3’Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus.
4 Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5 Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra.
6 Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7 Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8 Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus.
9 Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus.
10 Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus.
11 Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim.
12 a Alegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus.
-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor!