Quinto Domingo da Páscoa

Primeira Leitura: At 6,1-7

Leitura dos Atos dos Apóstolos 6,1-7

1 Naqueles dias: o número dos discípulos tinha aumentado, e os fiéis de origem grega começaram a queixar-se dos fiéis de origem hebraica. Os de origem grega diziam que suas viúvas eram deixadas de lado no atendimento diário.
2 Então os Doze Apóstolos reuniram a multidão dos discípulos e disseram: ‘Não está certo que nós deixemos a pregação da Palavra de Deus para servir às mesas.
3 Irmãos, é melhor que escolhais entre vós sete homens de boa fama, repletos do Espírito e de sabedoria, e nós os encarregaremos dessa tarefa.
4 Desse modo nós poderemos dedicar-nos inteiramente à oração e ao serviço da Palavra’.
5 A proposta agradou a toda a multidão. Então escolheram Estêvão, homem cheio de fé e do Espírito Santo; e também Felipe, Prócoro, Nicanor, Timon, Pármenas e Nicolau de Antioquia, um pagão que seguia a religião dos judeus.
6 Eles foram apresentados aos apóstolos, que oraram e impuseram as mãos sobre eles.
7 Entretanto, a Palavra do Senhor se espalhava. O número dos discípulos crescia muito em Jerusalém, e grande multidão de sacerdotes judeus aceitava a fé.

-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Responsório (SL32)

R: Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça, da mesma forma que em vós nós esperamos!

Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
1 Â justos, alegrai-vos no Senhor! aos retos fica bem glorificá-lo.
2Dai graças ao Senhor ao som da harpa, na lira de dez cordas celebrai-o!

4 Pois reta é a palavra do Senhor, e tudo o que ele faz merece fé.
5Deus ama o direito e a justiça, transborda em toda a terra a sua graça.R.

18 O Senhor pousa o olhar sobre os que o temem, e que confiam esperando em seu amor,
19 para da morte libertar as suas vidas e alimentá-los quando é tempo de penúria.R.

Segunda Leitura: 1Pd 2,4-9

Leitura da Primeira Carta de São Pedro 2,4-9

Caríssimos: 4 Aproximai-vos do Senhor, pedra viva, rejeitada pelos homens, mas escolhida e honrosa aos olhos de Deus.
5 Do mesmo modo, também vós, como pedras vivas, formai um edifício espiritual, um sacerdócio santo, a fim de oferecerdes sacrifícios espirituais, agradáveis a Deus, por Jesus Cristo.
6 Com efeito, nas Escrituras se lê: ‘Eis que ponho em Sião uma pedra angular, escolhida e magnífica; quem nela confiar, não será confundido’.
7 A vós, portanto, que tendes fé, cabe a honra. Mas para os que não crêem, ‘a pedra que
os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular, 8 pedra de tropeço e rocha que faz cair’.
Nela tropeçam os que não acolhem a Palavra; esse é o destino deles.
9 Mas vós sois a raça escolhida, o sacerdócio do Reino, a nação santa, o povo que ele conquistou para proclamar as obras admiráveis daquele que vos chamou das trevas
para a sua luz maravilhosa.

-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Anúncio do Evangelho: ( Jo 14,1-12)

O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo João.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 1’Não se perturbe o vosso coração.
Tendes fé em Deus, tende fé em mim também.
2 Na casa de meu Pai há muitas moradas. Se assim não fosse, eu vos teria dito.
Vou preparar um lugar para vós, 3 e quando eu tiver ido preparar-vos um lugar,
voltarei e vos levarei comigo, a fim de que onde eu estiver estejais também vós.
4 E para onde eu vou, vós conheceis o caminho.’ 5 Tomé disse a Jesus: ‘Senhor, nós não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?’
6 Jesus respondeu: ‘Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim.
7 Se vós me conhecêsseis, conheceríeis também o meu Pai. E desde agora o conheceis e o vistes.’

8 Disse Felipe: ‘Senhor, mostra-nos o Pai, isso nos basta!’
9 Jesus respondeu: ‘Ha tanto tempo estou convosco, e não me conheces, Felipe? Quem me viu, viu o Pai. Como é que tu dizes: `Mostra-nos o Pai’?
10 Não acreditas que eu estou no Pai e o Pai está em mim? As palavras que eu vos digo,
não as digo por mim mesmo, mas é o Pai, que, permanecendo em mim, realiza as suas obras.
11 Acreditai-me: eu estou no Pai e o Pai está em mim. Acreditai, ao menos, por causa destas mesmas obras.
12 Em verdade, em verdade vos digo, quem acredita em mim fará as obras que eu faço,
e fará ainda maiores do que  estas. Pois eu vou para o Pai.

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor.