Quinto Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: ( Is 58,7-10)

Leitura do Livro do Profeta Isaías 58,7-10

Assim diz o Senhor: 7 Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne.
8 Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá.
9 Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: ‘Eis-me aqui’. Se destruíres teus instrumentos de opressão,
e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado,nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia.
-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Responsório:  SL111

Uma luz brilha nas trevas para o justo,
permanece para sempre o bem que fez.

4 Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.
5 Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.

6 Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!
7 Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro.

8ª Seu coração está tranqüilo e nada teme
9 Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez e crescerão a sua glória e seu poder.

Segunda Leitura: (1 Cor 2,1-5)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 2,1-5

1 Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus,
não recorri a uma linguagem elevada  ou ao prestígio da sabedoria humana.
2Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo,
e este, crucificado.
3 Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor.
4Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito,
5 para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens.
-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Anúncio do Evangelho: ( Mt 5,13-16)

O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13 Vós sois o sal da terra.
Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos?
Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens.
14 Vós sois a luz do mundo.Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte.
15 Ninguém acende uma lâmpada, e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim, num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa.
16 Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus.
-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor!