Sexto Domingo do Tempo Comum

Primeira Leitura: Eclo 15,16-21,(Gr.15-20)

Leitura do Livro do Eclesiástico 15,16-21 (Gr.15-20)

16 Se quiseres observar os mandamentos, eles te guardarão; se confias em Deus, tu também viverás.
17 Diante de ti, Ele colocou o fogo e a água; para o que quiseres, tu podes estender a mão. 18 Diante do homem estão a vida e a morte, o bem e o mal; ele receberá aquilo que preferir.
19 A sabedoria do Senhor é imensa, ele é forte e poderoso e tudo vê continuamente. 20 Os olhos do Senhor estão voltados para os que o temem. Ele conhece todas as obras do homem. 21 Não mandou a ninguém agir como ímpio e a ninguém deu licença de pecar.
-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Responsório:  SL118

Feliz o homem sem pecado em seu caminho,
que na lei do Senhor Deus vai progredindo!

1 Feliz o homem sem pecado em seu caminho,que na lei do Senhor Deus vai progredindo!
2 Feliz o homem que observa seus preceitos, e de todo o coração procura a Deus!

4 Os vossos mandamentos vós nos destes, para serem fielmente observados.
5 Oxalá seja bem firme a minha vida em cumprir vossa vontade e vossa lei! .

17 Sede bom com vosso servo, e viverei, e guardarei vossa palavra, ó Senhor.
18 Abri meus olhos, e então contemplarei as maravilhas que encerra a vossa lei!

33 Ensinai-me a viver vossos preceitos; quero guardá-los fielmente até o fim!
34 Dai-me o saber, e cumprirei a vossa lei, e de todo o coração a guardarei.

Segunda Leitura: (1 Cor 2,6-10)

Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios 2,6-10

Irmãos: 6 Entre os perfeitos nós falamos de sabedoria, não da sabedoria deste mundo nem da sabedoria dos poderosos deste mundo,
que, afinal, estão votados à destruição.
7 Falamos, sim, da misteriosa sabedoria de Deus, sabedoria escondida, que, desde a eternidade, Deus destinou para nossa glória.
8 Nenhum dos poderosos deste mundo conheceu essa sabedoria.
Pois, se a tivessem conhecido, não teriam crucificado o Senhor da glória.
9 Mas, como está escrito, ‘o que Deus preparou para os que o amam
é algo que os olhos jamais viram nem os ouvidos ouviram nem coração  algum jamais pressentiu’.
10 A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo,mesmo as profundezas de Deus.

-Palavra do Senhor.

-Graças a Deus!

Anúncio do Evangelho: ( Mt 5,17-37)

O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 17 Não penseis que vim abolir a Lei e os Profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento. 18 Em verdade, eu vos digo: antes que o céu e a terra deixem de existir, nem uma só letra ou vírgula serão tiradas da Lei, sem que tudo se cumpra.
19 Portanto, quem desobedecer a um só destes mandamentos, por menor que seja, e ensinar os outros a fazerem o mesmo, será considerado o menor no Reino dos Céus.
Porém, quem os praticar e ensinar  será considerado grande no Reino dos Céus.
20 Porque eu vos digo: Se a vossa justiça não for maior que a justiça dos mestres da Lei e dos fariseus, vós não entrareis no Reino dos Céus.
21 Vós ouvistes o que foi dito aos antigos: ‘Não matarás! Quem matar será condenado pelo tribunal’.
22 Eu, porém, vos digo: todo aquele que se encoleriza com seu irmão será réu em juízo;
quem disser ao seu irmão: ‘patife!’ será condenado pelo tribunal; quem chamar o irmão de ‘tolo’ será condenado ao fogo do inferno.
23 Portanto, quando tu estiveres levando  a tua oferta para o altar, e ali te lembrares que teu irmão tem alguma coisa contra ti, 24 deixa a tua oferta ali diante do altar, e vai primeiro reconciliar-te com o teu irmão. Só então vai apresentar a tua oferta.
25 Procura reconciliar-te com teu adversário, enquanto caminha contigo para o tribunal.
Senão o adversário te entregará ao juiz, o juiz te entregará ao oficial de justiça, e tu serás jogado na prisão.
26 Em verdade eu te digo: dali não sairás, enquanto não pagares o último centavo.
27 Ouvistes o que foi dito: ‘Não cometerás adultério’. 28  Eu, porém, vos digo: Todo aquele que olhar para uma mulher, com o desejo de possuí-la, já cometeu adultério com ela no seu coração.
29 Se o teu olho direito é para ti ocasião de pecado, arranca-o e joga-o para longe de ti!
De fato, é melhor perder um de teus membros, do que todo o teu corpo ser jogado no inferno.30 Se a tua mão direita é para ti ocasião de pecado, corta-a e joga-a para longe de ti! De fato, é melhor perder um dos teus membros, do que todo o teu corpo ir para o inferno.

3l Foi dito também: ‘Quem se divorciar de sua mulher, dê-lhe uma certidão de divórcio’. 32 Eu, porém, vos digo: Todo aquele que se divorcia de sua mulher, a não ser por motivo de união irregular, faz com que ela se torne adúltera; e quem se casa com a mulher divorciada comete adultério.
33 Vós ouvistes também o que foi dito aos antigos: ‘Não jurarás falso’, mas ‘cumprirás os teus juramentos feitos ao Senhor’.
34 Eu, porém, vos digo: Não jureis de modo algum: nem pelo céu, porque é o trono de Deus; 35 nem pela terra, porque é o suporte onde apóia os seus pés; nem por Jerusalém, porque é a cidade do Grande Rei.
36 Não jures tão pouco pela tua cabeça, porque tu não podes tornar branco ou preto
um só fio de cabelo.
37 Seja o vosso ‘sim’: ‘Sim’, e o vosso ‘não’: ‘Não’. Tudo o que for além disso vem do Maligno.

-Palavra da Salvação.

-Glória a vós, Senhor!