Pastoral da Saúde

A Pastoral da Saúde é a ação evangelizadora de todo o povo de Deus, comprometido em promover, preservar, defender, cuidar e celebrar a vida, tomando presente no mundo de hoje a ação libertadora de Cristo na área da saúde. Tem como objetivo evangelizar com renovado ardor missionário o mundo da saúde, à luz da opção preferencial pelos pobres e enfermos, participando da construção de uma sociedade justa e solidária a serviço da vida. É importante a integração da Igreja e da sociedade para que o povo tenha mais saúde por meio do exercício da cidadania, e nessa tarefa o agente de pastoral da saúde tem um papel importante.

É uma ação solidária que ultrapassa os limites pessoais e familiares, pois deve se estender para a ação comunitária. Deve atingir a luta pelos direitos fundamentais no campo da saúde. Deve trabalhar a saúde integral e integrada. A tarefa da Pastoral da Saúde é promover, cuidar, defender e celebrar a vida, tornando presente na história o dom libertador de Jesus, sedo humanizadora e evangelizadora, e deve “tomar presente os gestos e as palavras de Jesus misericordioso, e que infunde consolo e esperança aos que sofrem”. Anuncia a Deus da vida e promove a justiça e a defesa dos direitos das mais fracos e dos doentes.

2° As dimensões da Pastoral da Saúde (GPS 91 A 93)

– Solidária – Vivência e presença samaritana junto aos doentes e sofredores nas instituições de saúde, na família e na comunidade (portadores do vírus HIV, Aids, deficiências, drogados, alcoolizados…). Visa atender a pessoa integralmente, nas dimensões física, psíquica, social e espiritual.

– Comunitária – Visa à promoção da saúde e a educação para a saúde; relaciona-se com saúde pública e saneamento básico, atuando na prevenção das doenças. Visa à capacitação de agentes multiplicadores de saúde e à criação de grupos comunitários. Procura valorizar o conhecimento, a sabedoria e a religiosidade popular em relação à saúde.

-Político – institucional – Atuação junto aos órgãos e instituições públicas e privadas que prestam serviços e formam profissionais na área de saúde. Participação nas conferências, nos conselhos municipais, estaduais e nacional de saúde e nas assembleias, buscando a humanização do sistema de saúde, a fiscalização e a denúncia quando isso não for possível. Zela para que haja reflexão bioética, formação ética e uma política de saúde sadia.

Pastoral da Saúde na Paroquia São Lucas

Na Paroquia São Lucas a Pastoral da Saúde trabalha junto com as pastorais dos ministros da Comunhão, dos Vicentinos, da Legião de Maria, realizando visitas aos doentes, realizando tratamentos mais complexos quando necessário como curativos ou orientações de medicamentos, os agentes também fazem acompanhamento a consultas, agendamentos quando necessário, reposição de medicamentos, cadastros em unidades básicas, auxiliam a família em caso de óbito do paciente.

Somos responsáveis pela vacinação de influenza do idoso e seu acompanhante, somos responsáveis na preparação da missa dos doentes no mês de outubro (festa de São Lucas) onde trazemos todos os doentes.

Temos alguns trabalhos junto com a pastoral regional, onde são feitos encontros, missas no AME Carapicuíba e no hospital Municipal de Carapicuíba.