Pastoral do Batismo

O que é o Sacramento do Batismo?

Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta de entrada para a vida na comunidade e o acesso aos demais sacramentos. Pelo batismo somos libertados do pecado original e regenerados como filhos de Deus, tornando-nos membros de Cristo, somos incorporados à igreja e participantes de sua missão.

Quem pode receber o Batismo?

Pode receber o Batismo eu qualquer pessoa não tenha sido batizada. Após os sete anos, a pessoa não batizada deve preparar-se, através da Catequese Paroquial, para receber o Sacramento.

O Batismo é o Primeiro Sacramento

A Pastoral do Batismo ajuda para que mais pessoas se tornem filhos adotivos de Deus. Dessa forma, busca conscientizar pais e padrinhos sobre a responsabilidade na educação do batizando na fé cristã. A Pastoral Batismo trabalha, também, no acolhimento de pais e padrinhos que, muitas vezes, encontram-se distantes da vivência dos sacramentos e atividades da igreja.

Agendar Batismo

Os batismos acontecem duas vezes por mês (geralmente no segundo e quarto domingo), as 10h30. E podem ser agendados na secretaria da Paroquia de terça a sexta-feira das 09h00 às 18h00 e no sábado das 09h00 às 12h00.

Como fazer a preparação?

Por se tratar de um importante Sacramento, pais e padrinhos devem realizar uma preparação para batizar seus filhos/afilhados. A preparação é oferecida uma vez por mês (geralmente no quarto sábado) das 19h45 às 22h00. As inscrições são realizadas meia hora antes da preparação para o batismo.

Transferência

Para batizar em outra Diocese é necessário solicitar transferência na paróquia em que participa.

Batismo para adultos

Os adultos que desejam se tornar católicos, devem ser catequizados e iniciados na fé católica. Para isso, devem realizar um curso de formação e preparação (diferente dos pais e padrinhos) para se tornarem aptos a receber não somente o Batismo, mas os três sacramentos de iniciação cristã – Batismo, Eucaristia e Crisma. Dessa forma, o Batismo de adultos é transferido para a Pastoral da Catequese de Adultos.

Documentos necessários para marcar o Batizado:

Comprovante de preparação para pais e padrinhos;

Certidão de nascimento da criança (original e cópia);

Certidão de casamento na igreja de pais e padrinhos (original e cópia);

Certidão de batismo dos padrinhos solteiros (original e cópia);

Comprovante completo de endereço dos pais e padrinhos com telefone;

Oferta mínima: R$ 80,00 (oitenta reais);

Pais não casados na igreja, trazer certidão de batismo do pai ou da mãe.

Observações:

Padrinhos a partir de 16 anos, batizados, solteiros ou casados na igreja católica.

Batizado por imersão até 6 meses completos;

Levar toalha branca;

A roupa do batizado deve ser totalmente branca;

Marcar o batizado no mínimo com 10(dez) dias de antecedência.

Como fazer parte da pastoral do batismo?

Se você tem interesse em fazer parte da pastoral do batismo, será muito bem-vindo (a)!

Só e preciso ser batizado (a), viver de modo coerente com a fé que professa e ser comprometido (a) com o serviço a que se propõe. Basta entrar em contato com os coordenadores.

Coordenadora: Tânia Maria Bravo tmbravo38@hotmail.com

Vice coordenadora: Bruna Castro brunanatalia.87@hotmail.com