Dia de todos os Santos

Todos os Santos
A igreja celebra hoje o dia de “Todos os Santos”, neste dia a pretensão é de lembrar todos os santos conhecidos e canonizados e também aqueles que estão no céu e foram reconhecidos somente por Deus por sua grande santidade.
Comemora – se neste dia todos os homens e mulheres que alcançaram a glória eterna e intercedem por nós a todos s momentos.
A Santa Igreja Católica possui muitos santos canonizados e devido a isto não há quantidade de dias do calendário que permita que esses sejam homenageados com exclusividade. Sobretudo, a igreja possui muitos santos sem nome, que viveram em um mundo silencioso e carregando a santa dignidade com sua cruz, sem nunca terem duvidado dos ensinamentos de Jesus.
A celebração começou no século III na igreja do Oriente, a festa de todos os santos ocorreu pela primeira vez em Roma no dia 13 de Maio de 609, quando o Papa Bonifácio IV transformou o templo de Partenon, para a dedicação de todos os deuses pagãos do Olímpio, em uma igreja em honra a Virgem Maria e a todos os Santos.
A mudança do dia da festa de Todos os Santos, de 13 de maio para o dia primeiro de novembro, só foi decretada em 1475, pelo do Papa Xisto IV. Mas o importante é que a solenidade de todos os Santos enche de sentido a homenagem de todos os finados, que ocorre no dia seguinte.