São Lucas Evangelista

sao-lucas-evangelista

São Lucas Evangelista, nasceu  na Síria na cidade de Antioquia. Lucas era médico e pintor, foi batizado por São Paulo, o mesmo era considerado filho espiritual  do apóstolo Paulo pois, o acompanhava em suas viagens.

São Lucas escreveu seu evangelho em grego, quando São Paulo quis pregar a Boa Nova aos povos que falavam aquele idioma, os dois sabiam que mostrar o caminho na própria língua facilitaria a missão apostólica.

O seu Evangelho é reconhecido como o do amor e da Misericórdia. Foi escrito sob o signo da fé, nos tempos em que isso podia custar a própria vida. Mas falou em nascimento e ressurreição, perdão e conversão, na salvação de toda a humanidade.

Além do terceiro evangelho, escreveu o Atos dos Apóstolos, onde registrou o desenvolvimento da Igreja na comunidade primitiva, relatando os acontecimentos de Jerusalém, Antioquia e Damasco, deixando-nos o testemunho do Cristo da bondade, da doçura e da paz.

Através das suas escrituras, Lucas tornou-se o relator do nascimento de Jesus e o principal biografo da história da Virgem Maria e o primeiro a expressá-la através da pintura.

Quando São Paulo foi preso,Lucas sempre o acompanhou tanto no cárcere quanto nas audiências, a presença de Lucas confortava sempre Paulo e lhe deu animo para seguir a enfrentar o tribunal do Imperador. Ao ser preso pela segunda vez, Paulo escreveu uma carta a Timóteo dizendo que todos haviam o abandonado, menos Lucas e essa foi a última noticia de Paulo.

Segundo a tradição, após o martírio de Paulo, Lucas continuou sua pregação e seguiu para a Itália, Gálias, Dalmácia e Macedônia

São Lucas,   transformou-se em um dos pilares da Santa Igreja Católica, através da sua participação somada a vida de missionário, escritor, médico e pintor.

A escolha de São Lucas como patrono dos médicos e do dia 18 de Outubro como “dia dos médicos”, é comum a muitos países, dentre os quais Portugal, França, Espanha, Itália, Bélgica, Polônia, Inglaterra, Argentina, Canadá e Estados Unidos. No Brasil é consagrado  o dia 18 de outubro como “dia dos médicos.

São Lucas, médico e  evangelista,rogai por nós!