Nossa Senhora Aparecida

Nossa Senhora Aparecida

No ano de 1717,  quando o governador foi visitar a cidade de Guaratinguetá, o prefeito da cidade ordenou que os pescadores recolhessem do Rio Paraíba a maior quantidade de peixes possível, para que toda  a comitiva pudesse ser alimentada e  para que pudessem festejar com uma grande recepção. Ao atenderem o comando, os pescadores lançaram na água suas redes, três  dos pescadores: Domingos Garcia, João Alves e Felipe Pedroso partiram juntos em suas canoas em busca de peixe ;  os três sem pegar um único peixe  ao jogarem a rede novamente, João Alves pegou o corpo da imagem de uma  santa, depois  jogou novamente a rede e conseguiu  pegar a cabeça  da santa. A partir deste momento, os três conseguiram pegar tantos peixes que quase afundaram suas  canoas.

Ao regressarem foram para  a casa de Felipe, limparam a imagem com cuidado e viram que a santa se tratava de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, uma santa da cor escura; então, cobriram-na com um manto e a colocaram em um pequeno altar, local este que em todos os dias realizavam orações. A novidade se espalhou por todos da vizinhança e os mesmos acorriam param orar diante da santa. A santa era invocada pelos devotos como “Aparecida” das águas.

A devoção foi crescendo no meio do povo e muitas graças foram alcançadas por todos aqueles que rezavam diante da imagem. Eram tantos os devotos que visitavam o local, que em 1732, a família de Felipe construiu o primeiro oratório. Mas a fama dos prodigiosos poderes de Nossa Senhora Aparecida foi se espalhando até atingir todos os recantos do Brasil. Assim foi necessário  construir uma pequena capela, em seguida uma sucessão de outras capelas cada vez maiores. Até que o local se tornou a cidade de hoje. Em 1888 houve a benção do primeiro templo que existe até hoje, conhecido como “Basílica Velha”.

Atualmente são milhões de peregrinos vindos, diariamente, de todos os estados do país e de várias outras nações católicas, especialmente das Américas. A atual Catedral-Basílica de Nossa Senhora Aparecida, conhecida como “Basílica Nova” foi consagrada pessoalmente pelo Papa João Paulo II, em 1980, quando de sua primeira visita ao Brasil.

Quanto ao amor do nosso povo por Maria, em 1904 a imagem foi coroada, simbolizando a elevação da Senhora como eterna “Rainha do Brasil”, com todo o apoio popular. A coroa foi oferecida pela princesa Isabel. Foi também por aclamação popular e a pedido dos Bispos brasileiros, que em 1930 o Papa Pio XI proclamou solenemente Nossa Senhora Aparecida a “Padroeira Oficial do Brasil”. O dia de sua festa, 12 de outubro, desde 1988 é feriado nacional.

Nossa Senhora Aparecida, rogai por nós!

Paróquia São Lucas Evangelista