Santa Clara

images (1)

Celebramos hoje o dia de Santa Clara, nascida em Assis no ano de 1193, Clara veio de uma família nobre italiana.
Desde sua adolescência, Clara tinha o hábito de orar diariamente, e ajudava os mais pobres lhes entregando esmolas e os atendendo de acordo com as necessidades deles, demonstrando assim o seu sincero e fervoroso amor a Deus.
Santa Clara foi a primeira mulher da igreja a encantar-se com o ideal franciscano. Aos dezenove anos de idade, a mesma fugiu de casa e apresentou-se a igreja de Santa Maria dos Anjos, onde foi aguardada por Francisco e seus frades; naquele mesmo dia, a santa fez uma oração de renúncia ao mundo e entregou aos frades suas vestes e vestiu uma túnica de lã que era semelhante a roupa dos frades.
Vivendo em um mosteiro beneditino, Santa clara conheceu o ritmo de uma vida comunitária; tempos depois foi conduzida a ir para o mosteiro de São Damião, formando com outras mulheres a ordem das Clarissas.
No ano de 1216, foi aceitado para a ordem das Clarissas as regras de beneditinas e o título de abadessa, mas foi mantido o carisma franciscano.
A partir do ano de 1224, Santa Clara adoeceu, e de seu quarto através de visões acompanhou o funeral de Francisco, e devido a estas visões que pareciam filmes projetados em tela, Santa Clara é considerada a padroeira da televisão e de todos os profissionais que trabalham no mundo televisivo.
No ano de 1253, Clara faleceu e depois de um ano de sua morte ela foi considerada Santa.

Santa Clara, rogai por nós!