Santa Maria Goretti

Santa Maria Goretti

Celebramos hoje o dia de Santa Maria Goretti.

Maria Goretti era a filha mais velha de dois camponeses muito humildes, Luís e Assunta,  que criaram seus sete filhos com muitas necessidades e carência financeira, mas sempre seguiram os preceitos que Jesus Cristo nos ensinou.

As dificuldades financeiras eram tantas que a família migrava de povoado em povoado,  até que um dia a família se  fixou em um povoado chamado Ferrieri, mal sabiam eles  que dali por diante suas vidas iriam sofrer drásticas mudanças.  A família passou a residir na casa do Sr.João Sereneli, um idoso de 61 anos que tinha dois filhos: Gaspar seu filho mais novo e Alexandre seu filho mais velho.

Alexandre,  encantou-se com a beleza de Maria Goretti, que roubava olhares de outros rapazes. O rapaz  passou a assediar a jovem moça , mas Maria recusou todos os assédios do rapaz  porém, um dia o mesmo irritou-se pelas recusas da jovem  e violentamente a agrediu com uma barra de ferro.

Infelizmente, Maria não resistiu aos golpes e no dia seguinte ao ataque a jovem  faleceu, entretanto, antes de falecer a jovem perdoou Alexandre pela violência, o mesmo foi preso e condenado a realizar trabalho forçado. Mas, depois de anos na prisão o mesmo foi solto por bom comportamento, pediu perdão à mãe de Maria Goretti e ingressou num convento onde viveu sua sincera conversão até morrer.

Maria Goretti foi canonizada em 1950, pelo Papa Pio XII que a declarou Santa Maria Goretti padroeira das virgens cristãs.

Santa Maria Goretti, rogaí por nós!

Paróquia São Lucas Evangelista