Santa Maria Madalena

Hoje dia, 22 de Julho, comemoramos a festa de Santa Maria Madalena.

A data comemorativa a Santa Maria Madalena,  foi adicionada  no calendário da igreja católica em 2016; por decisão do Papa Francisco, que exalta: “a dignidade da mulher e relata que a santa foi a primeira testemunha da ressurreição de Jesus.”

Segundo, Dom Arthur Roche (secretário da Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos) “A decisão se inscreve no atual contexto eclesial, que pede uma reflexão mais profunda sobre a dignidade da mulher, sobre a nova evangelização e sobre a grandeza do mistério da misericórdia divina”

O nome de Maria Madalena aparece onze vezes nos evangelhos, ela ficou muito conhecida como “aquela que muito foi perdoado porque muito amou”, porém teve muitas participações importantes na vida de Jesus Cristo. Santa Maria Madalena, foi perdoada pelo seu pecado, esteve presente ao lado de Maria na crucificação de Jesus Cristo e escolhida para ser a primeira pessoa a presenciar a ressurreição de Cristo.

Segundo São Tomás de Aquino, Maria Madalena foi uma testemunha ocular da ressurreição de Cristo, ela demonstrou alegremente a mensagem verdadeira e central da Páscoa.

Maria Madalena viveu e morreu em Efiseo, cidade esta que vivia João apóstolo de Jesus e Maria sua mãe.

Santa Maria Madalena, rogai por nós!