Santo Antônio

Santo_Antonio

Neste dia, 13 de Junho, comemoramos o dia de Santo Antônio, popularmente conhecido como o santo casamenteiro.

Santo Antônio de Pádua ou simplesmente Santo Antônio, nasceu em Lisboa no ano de 1195, cujo nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo.

Aos 15 anos iniciou seus estudos no colégio dos cônegos regulares de Santo Agostinho, e com apenas nove meses de estudo e dedicação a Sagrada Escritura, foi chamado por Gregório IX de “Arca do Testamento”.

Devido a trágicos acontecimentos com cinco franciscanos em Marrocos, que tinham ido evangelizar os infiéis, após observar a luta dos mesmos para evangelizar os infiéis Santo Antônio decidiu seguir os passos dos Franciscanos entrando na Ordem dos Frades em Coimbra.

Após entrar na Ordem dos Frades em Coimbra, mudou-se para Marrocos, porém acometido por uma enfermidade durante sua viagem, viu frustrado seus planos de missionário aos não crentes.

Morou alguns meses em Messina no convento dos Franciscanos onde conheceu São Francisco de Assis, neste convento realizava funções como cozinheiro, vivendo assim na obscuridade até que os seus superiores observaram seus dons de pregador e assim os enviaram-no para Itália setentorial e pela França a fim de pregar nos lugares onde a heresia dos albigenses era mais forte.

O convento de Arcella foi a moradia fixa de Santo Antonio, onde o mesmo saía para pregar onde ele fosse chamado.

Em 1231, foi o ano em que sua pregação atingiu o vértice de intensidade e se caracterizou por conteúdos sociais e também foi o ano em que o Santo foi atingido por uma doença inesperada e não a suportou.

Santo Antônio foi canonizado pela santa igreja católica na época de Pentecostes um ano depois de sua morte.

Santo Antônio, Rogai por nós!