São Bento

São bento

 

Bento viveu entre os anos 480 e 547, nascido na Itália, ainda jovem foi enviado a Roma para aprender filosofia e retórica, porém não obteve bons resultados e assim; decepcionado com estes estudos resolveu seguir uma vida ascética e reclusa, passando  a dedicar-se aos estudos da Bíblia e ao Cristianismo.

Passado algum tempo, Bento isolou-se em uma gruta, onde viveu por 3 anos neste lugar estudando e  dedicando-se  as  orações e as penitências. São Bento, iniciou sua  vida religiosa agregando-se aos monges de Vicovaro, lugar este que  o elegeram seu prior.

São Bento era muito exigente e rígido, e devido a este seguimento de vida, alguns monges tentaram o envenenar, desta forma; Bento abandonou o convento e na parte mais alta do Monte Cassino, o mesmo construiu seu primeiro mosteiro, que levava como símbolo e emblema “ORA E LABORA” que significa “REZA E TRABALHA”, o símbolo da Cruz e o arado passaram a ser o seu exemplo da vida católica dali em diante.

O monge, estabeleceu um ritmo de vida para os outros monges: o justo equilíbrio do corpo, da alma e do espírito, para que assim pudesse manter a comunhão com Deus, para ele o verdadeiro monge deveria ser: não soberbo, não violento,não comilão, não dorminhoco, não preguiçoso, não murmurador, não detrator mas, casto, mando, zeloso, humilde e obediente.

São Bento,  propôs um novo modelo de homem, para ele  todos deveriam completar a união com Deus, através do seu próprio trabalho e esforço.

São Bento, rogai por nós!

ORAÇÃO

A Cruz Sagrada seja a minha luz, não seja o dragão meu guia.
Retira-te satanás!
Nunca me aconselhes coisas vãs.
É mau o que tu me ofereces, bebe tu mesmo o teu veneno!

Ó Glorioso São Bento, que sempre se mostrou compassivo com os necessitados, fazei que também nós, recorrendo à Vossa poderosa intercessão, obtenhamos auxílio em todas as nossas aflições.
Que em nossas famílias reine a paz e a tranquilidade, que se afastem todas as desgraças, sejam corporais, temporais ou espirituais, especialmente o pecado.
Alcançai São Bento, do Senhor Deus Onipotente, a graça que necessitamos:

São Bento dai-nos a graça de que, ao terminar nossa vida neste vale de lágrimas, possamos ir louvar a Deus convosco no Paraíso.
Rogai por nós, ó glorioso patriarca São Bento, para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

São Bento, libertai-nos do mal!

São Bento, libertai-nos da inveja!

São Bento, libertai-nos do medo!

São Bento, libertai-nos do pecado!

Amém.

Paróquia São Lucas Evangelista