São João Batista Vianney

Celebramos hoje o dia de São João Batista Vianney, considerado santo padroeiro dos sacerdotes. São João Batista, nasceu no dia 08 de maio de 1786 em Lion cidade da França.

Desde sua infância João Batista sempre gostava de frequentar a igreja e tinha um desejo de ser sacerdote, porém para prosseguir na vida religiosa teve que enfrentar seu pai, pois o mesmo era contra o desejo de seu filho; aos vinte anos de idade entrou para o seminário com a ajuda de um pároco, mas sofreu muito pela falta de preparação intelectual, pois o mesmo começou a frequentar a escola no período tardio de sua adolescência.

Pela falta de estudos, João era considerado rude e não tinha conhecimentos específicos para acompanhar os estudos religiosos, entretanto João nunca deixou de ser um exemplo de caridade, obediência, perseverança na fé em Cristo.

Em 1815, São João foi ordenado sacerdote, mas com um impedimento ele não poderia ser confessor, pois não era considerado capaz de guiar consciências, mas para Deus João sempre foi extraordinário, e acabou se tornando um dos maiores confessores competentes que a igreja já possuiu.

São João mudou-se para a cidade de Ar-sus-Formans, uma cidade pequena que possuía poucos habitantes e era muito famosa pela violência, ao chegar à cidade o sacerdote espantou-se ao encontrar a igreja vazia e os bares lotados. Passado alguns anos, devido o sacerdote mostrar seu exemplo e sua postura caridosa ele conseguiu mudar aquela triste realidade presenciada por ele ao chegar à cidade, a maioria da população daquela cidadezinha trocou os bares pela igreja e todos queriam ouvir os conselhos de São João Batista.

Uma vida de profunda penitência e caridade com os pobres era o objetivo de vida de São João, muitos fiéis iam à paróquia daquela cidade com o propósito de ver a cura e confessar com aquele que por eles era considerado santo.

São João Batista Vianney, faleceu em 1859 com 73 anos de idade, consumido pela fadiga.

São João Batista Vianney,  rogai por nós!