São João Batista

São João

Hoje dia 24 de Junho, celebramos o dia de São João, esta data é comemorada com muita festa, fogueira  e comidas típicas do mês de Junho, o mês da festa Junina.

Dentre todos os santos, São João é o único  do qual  sua data comemorativa é    o dia do seu nascimento, pois os outros Santos possuem suas festas na data de sua morte.

Segundo a tradição, quando João nasceu sua mãe acendeu uma grande fogueira para anunciar que seu filho tinha nascido.

São João é filho de Isabel,prima de Maria mãe de Jesus. De acordo com os evangelhos João foi o precursor do Ministério de Jesus e de Messias que era prometido e esperado.

Foi ele quem batizou Jesus nas águas do Rio Jordão,  e ao ver Jesus aproximando-se  apontou  e disse  “Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”, para os seus discípulos.

João era um filho muito desejado pelos seus pais, Isabel e Zacarias, sua mãe era estéril e seu pai tinha origem sacerdotal e com a idade avançada, o que seria um empecilho para que ambos realizassem este sonho, porém, Zacarias recebeu um anúncio de um anjo que seria pai, o mesmo duvidou, mas Isabel estava confiante que realizaria seu sonho e daria ao seu filho o nome de João, que foi o último profeta e o primeiro apóstolo.

O dia do nascimento de João é conhecido como “Aurora da Salvação”. Ele tinha palavras firmes, pregava a conversão, necessidade  do batismo de penitência, e convidava as pessoas para receber a purificação no Rio Jordão por isso ficou conhecido como Batista.

São João morreu degolado por  defender  e praticar a moralidade e os bons  costumes.No dia 29 de agosto a Igreja lembra, com uma segunda comemoração litúrgica, o martírio do Batista, protótipo do monge e do missionário.

São João Batista, rogai por nós!

ORAÇÃO

São João Batista ajudai-me a fazer penitência das minhas faltas para que eu me torne digno do perdão daquele que vós anunciastes com estas palavras: “Eis o Cordeiro de Deus, eis aquele que tira os pecados do mundo”.

Amém.