São Tomás de Aquino

images

 

Tomás nasceu em 1225, no castelo de Roccasecca, na Campânia. De família Feudal italiana dos condes de Aquino, ele tinha laços sanguíneos com a família real da Itália, Sicília e Alemanha.

Quando pequeno, apenas com cinco anos de idade, ingressou no mosteiro Benedito de Montecassino. Desde então não parou de estudar.Mas sua família não queria deixa-lo seguir carreira religiosa, quando mais velho, seus irmãos chegaram a mantê-lo preso no castelo por um ano para não realizar seu desejo de entrar para Ordem de São Domingos. Mas sua mãe o libertou e ele pode, enfim, se entregar a Deus.

Foi para Colônia e Paris estudar com o grande Santo e doutor da Igreja, Alberto Magno.Ele recebeu o apelido de “boi mudo” por seu silêncio.Se tornou conselheiro dos Papas Urbano IV, Clemente IV e Gregório X, além do rei São Luiz da França.

Grande intelectual, Tomás vivia imerso nos estudos, chegando às vezes a perder a noção do tempo e do lugar onde estava. Sua norma de vida era: “oferecer aos outros os frutos da contemplação”. Lecionou em grandes universidades de Paris, Roma, Bologna e Nápoles.

Mas sem nunca perder a humildade, sábios e políticos tentaram homenageá-lo, mas ele sempre recusou.

Tomás D’Aquino morreu muito jovem, sem completar os quarenta e nove anos de idade, no mosteiro de Fossanova, a caminho do II Concílio de Lion, em 07 de março de 1274. Suas obras, a principal, mais estudada e conhecida, a “Summa Teológica”, foram a causa de sua canonização, em 1323.

Paróquia São Lucas Evangelista