Solenidade a São Pedro e São Paulo

sao_pedro_e_sao_paulo2

A festa, ou melhor, a solenidade dos santos Pedro e Paulo é das mais antigas e mais solenes do ano litúrgico. Foi inserida no santoral muito antes da festa do Natal e havia desde o século IV o costume de celebrar neste dia três missas. A primeira na basílica de São Pedro situada no Vaticano; a segunda na basílica de São Paulo fora dos Muros e a terceira nas catacumbas de São Sebastião, onde as relíquias dos dois apóstolos tiveram de ser escondidas por algum tempo para subtraí-Ias à profanação. Há um eco deste costume no fato de que além da Missa do dia é previsto um formulário para a Missa vespertina da vigília.

Depois da Virgem Santíssima, Pedro,  Paulo, juntamente com João Batista,  são os santos que possuem maior solenidade no ano Iitúrgico: além da festa do dia 29 de junho, há no dia 25 de janeiro a conversão de São Paulo, no dia  22 de fevereiro a celebração da cátedra de São Pedro e 18 de novembro  data dedicada as basílicas dos santos Pedro e Paulo).

Por muito tempo se pensou que o dia  29 de junho fosse a data que, São Pedro e São Paulo testemunharam sua fidelidade a Cristo com o derramamento do sangue. Na realidade, embora o fato do martírio seja um dado histórico incontestável, e está além  disso provado que isto aconteceu em Roma durante a perseguição de Nero, é incerto não só o dia, mas até o ano da morte dos dois apóstolos. Enquanto para São Paulo existe certa concordância entre testemunhas antigas indicando o ano 67, para São Pedro há muitas discordâncias, e os estudiosos parecem preferir o ano de  64, ano em que atesta também o historiador pagão Tácito, “uma enorme multidão” de cristãos pereceu na perseguição que se seguiu ao incêndio de Roma.

Parece também que a festa do dia 29 de junho tenha sido a cristianização de celebração pagã que exaltava as figuras de Rômulo e Remo, os dois mitos fundadores da Cidade Eterna.

São Pedro e São Paulo, de fato, embora não tenham sido os primeiros a trazer a fé a Roma, foram realmente os fundadores da Roma cristã: um antigo hino Iitúrgico definia-os como pais de Roma; um dos hinos do novo breviário fala de Roma que foi “fundada em tal sangue”. A palavra e o sangue são a semente com que os santos Pedro e Paulo, unidos com Cristo, geraram e geram a Roma cristã e a Igreja inteira.

São Pedro, São Paulo rogaem por nós!